fbpx >
10 cm do solo bom

10 cm de Solo. Bom?

Nas minhas andanças pelo Mato Grosso, Rondônia e Acre, tenho visto um padrão nas áreas de cultivo de Grãos. Os 10 cm de um solo bom, e os seguintes extremamente pobres.

Entendo como um solo bom, como tendo:

  • Fósforo em Resina acima de 20 mg.dm3
  • Saturação de Ca entre 50 – 55%
  • Saturação de Mg entre 13 – 15%
  • Saturação de K entre 4 – 5%
  • Relação entre Ca/Mg de 3/1, sendo ótimo o 4/1.
  • Relação de Ca/K de 9/1
  • Matéria Orgânica acima de 2% e não mais que 4%

Hoje com forte divulgação do trabalho do Professor Telmo Amado com o Projeto Aquárius, estamos presenciando uma certa revolução na forma como vemos os solos e as práticas para deixá-lo eficiente em relação ao seu uso e resposta produtiva à cultura agrícola utilizada.

O solo é o Grande trunfo na mão do Agricultor e saber moldá-lo às suas condições de cultivo, é garantia de produtividade. Para isso aprofundar esse Perfil é extremamente urgente.

Tenho visto que os Produtores, técnicos e Cientistas estão dominando e Popularizando a maneira como “Domesticar ” o solo , deixando Produtivo, mas principalmente “Vivo”, como tanto sonhava e pregava a grande Ana Maria Primavesi , com suas teorias , que hoje são práticas, do solo Equilibrado, Química, Física e Biologicamente.

Depois de longos anos de Extração , estamos entrando na era da Potencialização do Uso, da Eficiência de Uso, das melhores práticas de uso… Chamem como quiserem, mas o fato é que estamos Melhorando nossa Agricultura.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.