fbpx >
agricultor

A importância de ter bons profissionais na agricultura

A agricultura é um dos setores mais importantes para a sociedade, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Todos dependemos dela para sobreviver, por isso temos de garantir a sua otimização. Sendo assim, é fácil perceber a importância de ter bons profissionais na agricultura. 

Eles garantem que as culturas prosperam, se multiplicam, mas também asseguram a qualidade dos alimentos produzidos. 

Encontrar mão de obra qualificada na agricultura, assim como em outros setores da economia brasileira, não é fácil. No entanto, para se garantir bons resultados, é imprescindível investir na busca de profissionais de qualidade. 

Sabendo que esse é um tema bastante relevante para o setor da agricultura, neste artigo vamos nos debruçar sobre a importância de ter bons profissionais na agricultura. 

Qual a importância de ter bons profissionais na agricultura?

A agricultura tem evoluído muito nos últimos anos. A tecnologia aplicada ao setor da agricultura, assim como a todos os outros setores da economia, permitiu um aumento da produção, mas exigiu também uma adaptação e capacitação dos profissionais que trabalho no setor.

Para o sucesso das produções agrícolas, é necessário unir três vertentes distintas:

  • Fator econômico – Valor da terra, assim como toda a tecnologia aplicada na produção
  • Físico – Fatores como o clima e o estado do solo
  • Fator humano – Trabalhadores envolvidos no trabalho

Se os fatores econômicos e físicos são importantes, de nada adiantariam se não tivéssemos pessoas capacitadas para trabalhar. 

Com os avanços da tecnologia, essa necessidade se tornou ainda mais evidente, tendo em conta que é importante conhecer as diferentes maquinarias e saber trabalhar com elas. 

Encontrar trabalhadores qualificados não é fácil, até porque não existe uma norma definida. Cada segmento do agronegócio tem suas necessidades e exigências próprias. Então, o mais importante é perceber se os trabalhadores têm capacidade para lidar com as transformações tecnológicas que surgiram, e que vão surgir.

Hoje em dia, um profissional que não saiba trabalhar com um computador de bordo, ou usar um aparelho de GPS, é impensável. Por isso, ter profissionais treinados na área é imprescindível. 

Por que existe falta de profissionais qualificados na agricultura?

Segundo Fabiana Márcia de Rezende Yehia (coordenadora da Área de Formação Inicial e Continuada do Departamento de Educação profissional e promoção Social do SENAR), em uma entrevista sobre esta questão, apontou o êxodo rural como o maior culpado para a falta de profissionais qualificados na agricultura. 

O êxodo rural é a saídas de pessoas dos campos para as grandes cidades, gerando uma redução significativa da população vivendo nas áreas rurais. Agravando a situação, as pessoas que estão saindo das áreas rurais são os jovens, aqueles mais capazes para trabalhar. 

Embora muitos jovens até possam ter talento e aptidão para o trabalho no agronegócio, existe uma ideia errada de que esse trabalho não é digno nem valorizado. 

É importante informar os mais jovens da importância de ter bons profissionais na agricultura e passar a valorizá-los. 

Quando os jovens começam a procurar uma carreira, é importante dar-lhes todas as ferramentas para que eles consigam escolher a profissão certa, livre de preconceitos. A informação é, com toda a certeza, a melhor forma de ajudarmos os nossos mais novos a conhecerem várias carreiras e optarem por aquela que mais gostam e que mais os fará felizes. 

Oferecer boas condições de trabalho é também importante. Nós sabemos que muitos trabalhadores do agronegócio não têm um registro, um vínculo empregatício e, por isso, acabam perdendo determinados direitos. 

Oferecendo boas condições de trabalho, estabilidade e segurança, com toda a certeza conseguimos chamar para a agricultura mais jovens, e mais qualificados. 

Importância de ter profissionais treinados na agricultura

Ter pessoas que gostam de trabalhar na agricultura é muito importante, até porque é o amor que temos por nosso trabalho que faz com que ele seja bem feito. No entanto, o treinamento não pode ser deixado para trás.

Atualmente existem já muitas formações que dão aos jovens, e adultos também, capacitações importantes para que consigam atuar no agronegócio com as habilidades e conhecimentos necessários para trabalhar com todas as tecnologias envolvidas no processo de produção. 

Estimular os mais jovens para frequentarem cursos superiores e cursos técnicos e profissionalizantes é, com toda a certeza, uma forma de obtermos melhores resultados em nossas produções agrícolas. 

Resumindo: 

Como vimos ao longo desse artigo, a agricultura, assim como o agronegócio no seu todo, está passando por dificuldades, principalmente no que diz respeito à mão de obra qualificada. Os avanços tecnológicos no setor nos trouxeram a necessidade de termos profissionais formados e com mais qualificações, não bastando ter força ou vontade de trabalhar. 

Conhecimentos sobre as tecnologias aplicadas à agricultura é, hoje, essencial para se trabalhar no setor e, quando os trabalhadores não têm esses conhecimentos, é importante que tenham capacidade para aprender todos eles. 

Não falamos somente de uma otimização da produção, mas também da segurança de todos. Saber usar os EPIs, perceber a importância dos mesmos, saber operar as máquinas da forma correta, é essencial para que o trabalho no setor agrícola seja bem-sucedido. 

Portanto, contratar profissionais qualificados e oferecer boas condições de trabalho está na “ordem do dia” para todos os que querem prosperar no agronegócio. 

Agora que já sabe a importância de ter bons profissionais na agricultura, está na hora de investir no seu capital humano. valerá a pena todo o seu esforço.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.