fbpx
agro 4.0

O que você precisa saber para entender a agricultura 4.0

Agricultura 4.0: Os conceitos, onde aplicamos a tecnologia e como você pode utilizar para melhorar seu negócio rural ou carreira no agro.

A tecnologia e a inovação a cada ano têm se tornado mais presente na realidade da agricultura brasileira.

Desde pequenas propriedades, de produção familiar, até nas grandes fazendas e grupos agrícolas

A chegada desta era digital na agricultura acompanha a tendência dos demais setores, que buscam a conexão e o avanço tecnológico para soluções mais eficientes. 

Para termos uma ideia do uso da internet no campo a Pesquisa TIC Domicílios 2018, que traça um retrato sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros, revelou algumas informações importantes.

Por exemplo, 70% da população utiliza a internet, o que equivale a 126,9 milhões de pessoas. Na área rural, este percentual é de 44% das propriedades. com 77% dos usuários acessando apenas pelo celular. 

Dessa maneira, vamos discutir os conceitos que acompanham o surgimento da agricultura 4.0, além de sabermos onde conseguimos aplicar a agricultura moderna.

Principais características da Agricultura 4.0

A Agricultura 4.0 surge da necessidade de otimização do sistema produtivo agrícola, geração de negócios mais eficientes no campo, além de sua maior rentabilidade. 

Através do uso de tecnologias é possível o acompanhamento em tempo real da lavoura, bem como monitoramento de pragas, gestão de insumos, além de permitir para uma tomada de decisão mais eficiente. 

Assim, a Agricultura 4.0 ou agricultura moderna, tem se baseado em 4 (quatro) aspectos principais:

  • Gestão de dados do campo;
  • Produção otimizada por novas ferramentas e técnicas precisas;
  • Profissionalização do campo;
  • Sustentabilidade e eficiência produtiva.

Fonte: GPTAD

Desta forma, a agricultura 4.0 no Brasil tem como objetivo modernizar, simplificar e otimizar a produção no campo, trazendo um diferencial competitivo para o agronegócio

Entendendo o conceito de Agricultura 4.0

Para entender a Agricultura 4.0 é preciso mudar a ideia que durante muitos anos foi associada o setor agrícola,  associando o campo à processos mais rudimentares. 

A Agricultura 4.0 refere-se a um conjunto de tecnologias digitais avançadas que se integram e conectam através da internet.

Softwares, sistemas e equipamentos são capazes de otimizar a produção agrícola nas suas mais diversas etapas. 

O termo Agricultura 4.0 (ou Agro 4.0) teve origem na quarta revolução industrial e vamos explicar melhor estas evoluções:

Primeira revolução industrial

Aconteceu com o advento das máquinas a vapor, migrando de uma produção manual para uma produção mecanizada.

Especificamente à agricultura, têm-se a tração animal e pequenos maquinários.

Segunda revolução industrial

 Ocorreu com a chegada da eletricidade, a utilização do petróleo, a invenção do telégrafo e através das linhas de montagem.

Na agricultura, visualizamos o maquinário de combustão (tratores, primeiras colheitadeiras, dentro outros).

Terceira revolução industrial

Aconteceu a partir da segunda metade do século XX, também conhecida como a era da informação e foi marcada pela chegada e desenvolvimento da tecnologia da informação e telecomunicações. 

Para a agricultura, permitiu maior desenvolvimento com a chegada de computadores no campo, pesquisas científicas e combustíveis renováveis, como o etanol, eólica e solar.

Quarta revolução industrial 

Relaciona-se com as inovações tecnológicas (nuvem, inteligência artificial, Big Data, Internet das Coisas) aplicadas aos processos produtivos, além da automatização das fábricas e do campo. 

Desta forma, surge o termo Agricultura 4.0, que foi derivado do conceito da Indústria 4.0 e remete aos processos de digitalização da produção. 

É importante lembrar que este fenômeno não se limita, apenas, a mecanização do campo: o movimento é muito abrangente e envolve a integração de informações e o monitoramento em tempo real, além de outros aspectos.

Fonte: OPC Router

Aplicações da agricultura 4.0

Dentre as possibilidades que a modernização trouxe para a agricultura moderna, podemos destacar alguns conceitos que tem melhorado a produtividade e gestão das fazendas.

Fonte: Australien AHK

Análise de clima

O clima ainda é o fator que mais traz imprevisibilidade e risco para o produtor, interfere em todas as etapas da produção, como por exemplo, acertar a janela de plantio pode resultar no sucesso da produção.

Com o avanço da tecnologia no campo, é possível consultar a meteorologia, permitindo programar com mais assertividade as operações de preparação do solo, plantio, aplicações e colheitas.

Pode até auxiliar na otimização recursos hídricos, pois se está previsto para chover nos próximos dias e meu solo ainda está com umidade suficiente, não é necessário a irrigação.

Agricultura de Precisão

A agricultura 4.0 permitiu à agricultura de precisão introduzir mais sensores, drones, mapeamento por GPS, telemetria, entre outros

Essas novas aplicações promovem melhores tomadas de decisões, monitoramentos mais eficientes das lavouras, otimização de insumos e maior produtividade.

Gestão

Através da interligação de máquinas, sensores e equipamentos, a agricultura moderna permite que o produtor, técnicos e consultores recebam no seu smartphone, tablet e computador as informações em tempo real do campo.

Além disso, essas informações podem ser incluídas em softwares onde permitem a gestão da propriedade completa. Resultados das safras anteriores podem ser comparadas com a atual e tomar uma decisão de melhor investimento.

Com isso o produtor tem seu custo de produção na palma da mão, dando a ele uma segurança na hora de negociar sua produção, com a certeza de que terá lucro.

Biotecnologia

A tecnologia tem proporcionado melhores estudos para entender o desenvolvimento das plantas e até mesmo na seleção de plantas resistentes à pragas, doenças e até à seca.

Algumas iniciativas para agricultura 4.0

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estabeleceram a criação da Câmara do Agro 4.0 (derivado do Decreto 9.854/2019).

A Câmara do Agro 4.0 tem como intuito promover ações direcionadas para a Agricultura 4.0, baseados nos seguintes objetivos:

  • Promover ações para expansão da internet no campo; 
  • Aumentar de produtividade; 
  • Fomentar a tecnologias e serviços inovadores; 
  • Apoiar o posicionamento do Brasil como exportador de soluções de Internet das Coisas (IoT) para a agricultura.

Além disso, no mercado encontramos muitas soluções para a aplicação na fazenda, que facilitam a vida dos empresários do campo.

Como por exemplo, aplicativos de controle de plantio, maquinário automatizado, sistemas de gestão de insumos, rastreabilidade, monitoramento em tempo real e a interatividade de sistemas inteligentes .

Conclusão

A agricultura moderna irá incorporar cada vez mais às práticas precisas e processos de otimização da produção, para que engole cada vez mais a sustentabilidade.

A grande diferença hoje está em como esses dados e informações serão utilizados e interpretados, através da transformação digital.

Mas uma coisa que não muda é a importância da gestão da propriedade e da produção, sempre foi o diferencial na sua propriedade, da lavoura até o mercado. 

A diferença é que hoje já existem muitas ferramentas e informações disponíveis, para auxiliar o produtor no melhor controle e assim permanecer na atividade. E aos profissionais, o conhecimento dessas ferramentas são imprescindíveis.

Quer acompanhar todas as inovações e tendências para o setor agrícola? Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades.

Elaboração do artigo: Agrotécnico e redator Emergir Agropecuário, engenheiro agrônomo e especialista em marketing no agronegócio.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.