/22062795529,22830878229/www.agrotecnico.com.br/www.agrotecnico.com.br_web_stories_4742 google.com, pub-1692112831184972, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Cuidados na dessecação pré colheita

Dessecação pré colheita

Quando o assunto é manejo agrícola, todo o trabalho realizado está diretamente ligado a um só objetivo: o momento da colheita. Grande parte de nossos esforços são voltados para garantir que essa meta seja alcançada da melhor maneira possível e os lucros sejam maximizados.

Para isso, existem atualmente neste mercado várias estratégias de manejo agrícola capazes de nos ajudar e de evitar que qualquer cenário negativo aconteça. E saber dessas estratégias e técnicas é fundamental para aqueles que buscam se destacar dos demais e se tornar referência no mercado.

Com isso em mente, preparamos um artigo com uma dessas técnicas capazes de te atualizar e te preparar ainda mais para esse mercado. Essa estratégia é a dessecação pré-colheita de soja e os cuidados que devemos ter ao utilizá-la.

Portanto, nos acompanhe nessa leitura e entenda o que é a dessecação pré-colheita de soja, quando você deve utilizá-la em sua colheita e quais as vantagens essa estratégia tem a oferecer para a colheita e a plantação em si.

O que é dessecação no manejo agrícola?

Primeiramente, devemos entender o conceito da dessecação de colheita de soja no manejo agrícola, para posteriormente aprofundarmos nossos conhecimentos neste tema. A dessecação pré-colheita nada mais é do que a aplicação de uma substância de contato, no momento em que sua safra esteja maturada, secando e causando a morte da lavoura.

As substâncias geralmente usadas são herbicidas e essa técnica é importante no manejo agrícola pois, ao fazer uma dessecação pré-colheita, você consegue realizar a antecipação da colheita desta safra. Além de antecipar, essa técnica também garante uma safra padronizada, com todos os grãos com o mesmo nível de maturação.

A técnica de dessecação pré-colheita no manejo agrícola também auxilia na redução da quantidade de impurezas em sua safra, garantindo mais qualidade da colheita. Ela também trás benefícios para a segunda colheita, pois é capaz de controlar e eliminar as plantas invasoras, também conhecidas como ervas daninhas.

Portanto, a dessecação pré colheita de soja é a técnica que consiste na aplicação de um herbicida, com o intuito de parar o processo de maturação da safra. E, essa técnica é capaz de garantir uma série de benefícios para a colheita e para a fazenda em geral.

Logo, é importante aprofundar seus conhecimentos nessa técnica de manejo agrícola para maximizar os lucros das colheitas e se diferenciar dos outros profissionais do mercado.

Quando fazer a dessecação no manejo agrícola?

Uma vez que você já conhece o conceito da dessecação de colheita de soja no manejo agrícola e alguns benefícios ao utilizá-la, agora você precisa entender qual o momento ideal de aplicá-la em sua plantação para evitar causar danos ao invés de benefícios.

Não é possível definir um tempo exato em dias ou meses para a realização da dessecação. Para chegar no tempo ideal, você precisa primeiro conhecer a sua plantação e realizar um monitoramento para conhecer mais a sua lavoura e determinar qual o melhor momento para a aplicação do herbicida.

Entretanto, existem algumas dicas capazes de te auxiliar na definição desse melhor momento. Em tese, quando a safra alcança a maturação fisiológica, esse é o momento em que você deve realizar a dessecação da colheita. 

A maturação fisiológica é o momento no qual o transporte de nutrientes da planta para o fruto é interrompido. Com isso, ocorre o acúmulo de matéria seca e o grão se encontra no seu estágio final.

De acordo com a escala fenológica da soja e a escala de Fehr e Caviness (1977), o melhor estágio para a dessecação de colheita de soja no manejo agrícola é no estágio R7, ilustrado na imagem abaixo.

Escala da fenologia da soja, ilustrando o melhor momento para dessecação de soja no manejo agrícola.

Portanto, monitore bem a sua lavoura e conheça mais sobre ela, identificando o estágio R7 e aplicando a dessecação da colheita no melhor momento possível. Somente dessa maneira, você obterá todos os benefícios dessa técnica.

Vantagens da dessecação para a segunda safra no manejo agrícola

Depois de compreender o melhor momento para aplicar a dessecação da colheita de soja no manejo agrícola, você espera conseguir várias vantagens para sua segunda safra, certo? Neste tópico destacaremos os principais benefícios que essa técnica tem a oferecer para a sua próxima safra.

Uma das vantagens para a segunda safra é a redução da janela de semeadura, ou seja, a redução do tempo entre a primeira semeadura e a última. Com a dessecação, a próxima safra é adiantada e pode ser beneficiada pelas condições climáticas e outros fatores importantes para uma boa colheita.

A dessecação também auxilia na prevenção de pragas e agentes patogênicos, pois, ao adiantar a colheita, a sua lavoura fica menos tempo exposta a esse risco. Dessa forma, todas suas safras seguintes são beneficiadas e não correm esse risco e a qualidade de seus grãos será mantida.

Portanto, além de beneficiar a safra atual, a dessecação pré colheita de soja garante benefícios para suas futuras safras e a fazenda como um todo.

Fique por dentro das novidades sobre manejo agrícola!

A dessecação pré colheita de soja é uma das técnicas capaz de adiantar e padronizar toda sua colheita, além de beneficiar as safras seguintes.

Sua aplicação depende de vários fatores, mas principalmente do conhecimento da pessoa responsável por ela. Isso porque a mesma deve conhecer muito bem essa técnica é o momento exato de aplicá-la.

Por isso é importante estudar sobre ela e sobre as principais técnicas de manejo agrícola disponíveis no mercado atualmente. E foi justamente pensando nisso que preparamos uma dica infalível para sempre estar atualizado e se destacar dos demais.

Não perca mais tempo e aprenda tudo sobre as principais técnicas de manejo agrícola e ofereça um diferencial para o mercado! 
O conhecimento adquirido ninguém pode jamais tirar de você. Invista nisso e, com toda certeza, você colherá inúmeros benefícios! O futuro é agora!

Gostou? Então compartilhe nas redes