/22062795529,22830878229/www.agrotecnico.com.br/www.agrotecnico.com.br_web_stories_4742 google.com, pub-1692112831184972, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Especializações em alta para o agronegócio

Especializações em alta para o agronegócio

Com todas as transformações tecnológicas, o agronegócio encontra-se em plena expansão.

E dessa forma a procura por mão de obra qualificada no manejo agrícola está cada vez maior, com melhores oportunidades para os profissionais que desejam atuar e se especializar na área.

Atualmente o Brasil é o quarto exportador mundial de produtos agropecuários, ficando apenas atrás da União Européia, Estados Unidos e China, devido a diversidade de produtos exportados.

Além disso, o agronegócio está sendo reconhecido como valor substancial do crescimento econômico do Brasil. Devido a esse fator é normal que a demanda por profissionais qualificados no manejo agrícola para os mais diversos campos das ciências agrárias cresça.

Portanto, há muitas vantagens em se especializar no mercado do agronegócio e no manejo agrícola pois é um setor em alta e com diversas especializações para você escolher.

Por que se especializar no manejo agrícola

Devido ao crescimento no setor e a transformação digital, a visão empresarial amplia-se, requisitando uma maior capacitação dos profissionais da área do agronegócio e manejo agrícola.

Dessa forma, com a exigência da demanda interessada na cadeia produtiva, saúde e sustentabilidade a formação do profissional para este contexto está em cursos de pós graduação, como mestrado, doutorado, especializações em agronegócio e manejo agrícola.

A organização do agronegócio é feita por meio de uma estrutura complexa com a produção, distribuição e revenda dos produtos aos consumidores e administrar toda essa rede gerando lucro é um trabalho árduo.

Assim sendo, um profissional especializado em agronegócio e manejo agrícola pode atuar em:

  • Empresas privadas da rede produtiva;
  • Setor público, ligado à produção e manejo agrícola;
  • Área acadêmica, na pesquisa ou docência;
  • Agtechs, startups focadas no agronegócio.

Os valores dos salários costumam ser atrativos e podem ser melhorados de acordo com experiência e níveis de formação.

Pós-graduação para sua especialização

O seu curso de pós-graduação para sua especialização pode ser em dois formatos: lato sensu ou stricto sensu.

Cada tipo possui uma carga horária e garantem titulações diferentes aos alunos. Também se diferenciam pelo modo de ingresso e conclusão.

Stricto sensu

Esta é a categoria de cursos de mestrado e doutorado, com duração de dois anos para o mestrado e quatro para o doutorado.

Portanto,para fazer um desses cursos, o interessado tem que passar por várias etapas, dependendo da instituição que oferece o curso.

A pós-graduação stricto sensu de mestrado e doutorado desenvolvem o aluno para atuar como docentes universitários ou pesquisadores, concedendo-lhes o título de mestre e doutor, respectivamente.

Lato sensu

São cursos de especialização tradicional e MBA. Os cursos duram cerca de 18 meses, ou 360 horas.

Os cursos de MBA são elaborados para quem deseja se aprofundar na área de gestão e negócios.

Já as especializações possibilitam um conhecimento específico em uma área determinada de atuação.

Além disso, como exemplo de especialização, podemos citar o profissional de agronomia que faz uma pós-graduação em Solos e Nutrição de plantas para conhecer esse tipo de manejo agrícola aprofundadamente.

Como escolher a sua

Dessa forma, antes de escolher sua especialização em agronegócio e manejo agrícola você deve analisar alguns critérios, além de verificar a qualidade do curso e a instituição.

Em primeiro lugar você deve verificar se o curso é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação) pois esse é um grande indicador de qualidade.

Pesquise a instituição, colete informações sobre os cursos oferecidos e a reputação da instituição. Analise os comentários, avaliações e feedbacks de ex-alunos no site e redes sociais da instituição.

Portanto, além de procurar conhecer a infra-estrutura, seja para curso presencial ou EaD. Informe-se como será ministrado o curso e qual o diferencial.

E com tudo isso, pesquise o corpo docente, pois uma instituição que valorize a qualidade do ensino com professores experientes e com grande conhecimento em sua área de ensino.

Vejamos alguns cursos para seu aprimoramento no agronegócio e manejo agrícola:

Desenvolvedor de Software

Com o desenvolvimento das agtechs, as startups do agronegócio, esse profissional da área de TI, integra o time técnico desenvolvendo sistemas para a geração de novos produtos e soluções para o setor de agronegócio e manejo agrícola.

Além disso , o conhecimento na área de programação, o profissional deve estar ligado e também ter conhecimento no segmento do agronegócio para saber como encaixar a tecnologia a vivência no campo e implementar os resultados.

MBA em agronegócio

O curso de Administração Agrícola é voltado para empresários agrícolas e profissionais nas áreas de agronomia, criação de animais, biologia, zootecnia, finanças e comércio. Ele é projetado para fornecer àqueles que procuram trabalhar nestas áreas as habilidades e conhecimentos necessários.

Além disso, escolha um curso de MBA adaptado para o agronegócio e manejo agrícola brasileiro, com base curricular que prepare para atuar diante dos desafios e oportunidades com abertura para o mercado internacional.

Portanto, seu curso deve conter a gestão do agronegócio, fundamentos do agronegócio e manejo agrícola, e também marketing, vendas e inovação.

Nutrição de plantas e do solo

É um curso para aprimorar os processos de manejo agrícola da adubação e nutricional das fundamentais culturas agrícolas e florestais.

Portanto, o foco desta especialização é na atualização do conhecimento na fertilidade do solo, potencializando a eficiência técnica, e fomentando a utilização de recursos tecnológicos acessíveis no mercado.

Evolução no manejo agrícola integrado de pragas agrícolas e florestais

Além disso, conhecer as técnicas do manejo integrado de pragas para conseguir manter as pragas abaixo do nível crítico para atenuar perdas em lavouras e plantações florestais é primordial.

Portanto, conhecer as principais pragas e sua biologia ajuda a manter o controle sobre elas, e é o que este curso oferece promovendo a atualização desse conhecimento da tecnologia de aplicação de defensivos em culturas agrícolas e florestais.

Gerente de manejo agrícola

Responsável por organizar a estrutura da fazenda, do plantio à colheita, garantindo a produtividade.

Ainda assim , conhecer a manutenção da fazenda e o gerenciamento dos números para evitar perdas, e dos principais indicadores para calcular o sucesso do plantio. Gerentes de manejo agrícola atualizados com novas tendências e ferramentas tecnológicas são imprescindíveis para o desenvolvimento do agronegócio, essa é a importância de ter bons profissionais na área.

Gostou? Então compartilhe nas redes