fbpx
Texto sobre aminoácidos em plantas

Falando sobre Aminoácidos

Falando sobre aminoácidos e de suas funções importantes para as plantas.

O artigo fala sobre as funções gerais e como é a interação deles com as plantas em geral. Saiba um pouco mais sobre esses compostos acompanhando o texto.

Entendendo Aminoácidos

Imagine os aminoácidos como se fossem pequenos tijolos ligados uns aos outros com ligações que chamamos de ligações peptídicas , como se fossem o cimento e que forma assim, uma cadeia longa que depois se tornaram um proteína.

As plantas são capazes de auto produzir todos os aminoácidos essenciais. E também através se outras reações podem produzir outros aminoácidos derivados.

Beleza agora fica a pergunta: pra que servem esses aminoácidos? E porque são importantes?

A importância

Vamos lá! Os aminoácidos são importantes tanto para a vida das plantas, nesse caso pensado no metabolismo primário dela estamos falando da fotossíntese, da formação de proteínas e da respiração. 

Mas também temos que falar do metabolismo secundário e dessa maneira sua sobrevivência, estamos falando por exemplo da sua resistência a doenças, você quer alguns  exemplos?

A alanina e o acido glutâmicos são muito importantes para a sínteses de proteínas.

Acido glutâmico principalmente é o primeiro aminoácido que se forma na síntese das proteínas.

São também muito importantes para a fotossínteses tendo em vista que são matéria integrante da clorofila. E São importantes para a síntese de DNA.

Estresses

Outros aminoácidos são importantes para resistência ao estresse. Como por exemplo a Prolina, Alanina e fenilalanina.

A planta acumula esses compostos em suas células todas a vezes que está sobre stress e falta de água ou estresse de alta ou baixa temperatura

E assim são importantes pra a plantas se prepararem pra enfrentar as dificuldades 

A fenilalanina é formada para provocar o metabolismo secundário de resistência a doenças e pragas, resultando em produção de Fitoalexinas para manter a resistência ativa em todo o corpo Vegetal.

Outros por exemplo são responsáveis pelo controle de formação da cor, do sabor, do aroma dos nossos tomates, dos nossos pêssegos que vamos comer 

Dessa forma vemos essas e tantas outras funções tantas, confira no post “ Funções de Aminoácidos em plantas”. Com isso podemos administrar isso de forma externa com produtos com aminoácidos Livres .

Aplicar aminoácidos vale a pena ?

Mas nós dissemos que as plantas são autossuficientes em produzir seus aminoácidos. 

E aí?  Como podemos analisar isso?

Por que ao utilizar aminoácidos já prontos para o uso disponíveis para as plantas, evitamos que elas percam energia e tempo para sintetiza-los .

Além disso , sabemos que as plantas são organismos celulares assim são muito sujeitas as variações de clima, ao ambiente externo. 

Isso faz com que aplicar estes compostos funcione para ajudar as plantas a combaterem as dificuldades deixando elas mais prontas para reagir a esse estresse e também assim é possível estimular positivamente sua fotossíntese a síntese de proteína e seu metabolismo para que ao fim obtenhamos produtividade maiores e também maior qualidade.

E quais são os melhores aminoácidos?

A plantas são sempre capazes de receber tal conteúdo , a forma principal são aqueles aminoácidos mais simples, chamados aminoácidos livres . Isso por a plantas não gasta energia para utiliza-lo, assim o aminoácido livre simples pode ser utilizando imediatamente para plantas para todas as funções que ditas antes.

E o que os especialistas dizem sobre o uso na Agricultura?

Bom eu trouxe um vídeo de uma entrevista do Professor Paulo de Castro, Esalq/USP dada ao Notícias agrícolas.

Confere aí: Entrevista do Pesquisador Paulo de Castro/Esalq-USP,

Entrevista de Paulo Castro ao Notícias Agricolas

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

  1. Exelente texto, muito simples e bem objetivo.
    Trousse a tona um assunto de suma importância dentro da agricultura moderna tendo em vista a grande nessesidade de se aumentar produtividade no serrado brasileiro.
    Parabéns ao autor.

    1. Agradecemos o comentário. Teria algum tema que gostasse de ver aqui no site ?

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.