fbpx >

Fotossíntese e o metabolismo dos nutrientes

A fotossíntese é o processo metabólico mais conhecido , quando falamos de metabolismo vegetal. Abordaremos neste conteúdo quais os nutrientes e qual a participação de cada um no metabolismo vegetal.

A fotossíntese é um processo químico realizado por plantas, algas e determinados microrganismos, através deste processo, a energia solar é captada e convertida em energia química na forma de ATP e compostos orgânicos reduzidos.

Por meio desse metabolismo, as plantas produzem oxigênio e carboidratos a partir do dióxido de carbono. A respiração consome oxigênio e libera dióxido de carbono no meio ambiente, mas em condições normais, a taxa de fotossíntese é cerca de 30 vezes maior do que a respiração na mesma planta e, às vezes, a taxa de respiração das duas é a mesma.

como ocorre a fotossíntese
Processo de Fotossíntese
fonte : Socienfifica

Esse é o processo mais conhecido sobre o metabolismo vegetal e temos inúmeros escritos sobre como ele funciona e tudo que envolve sua maior ou menor eficiência. Como exemplo o material da UFC – Fotossíntese que detalha muito bem como tudo funciona.

O que tenho notado ter maior dificuldade de encontrar são as ações específicas dos nutrientes que se envolvem neste processo. Por conta disso resolvemos montar um conteúdo para bordar esse tema específico.

A fotossíntese descrita em vídeo.

Nutrientes na Fotossíntese

Visto que cada elemento tem um papel especial no desenvolvimento das plantas, sem esses elementos, pode causar alterações na cor , na forma das folhas ou frutos, na capacidade de crescimento da estrutura e até mesmo na capacidade de crescimento da planta. Durante este mecanismo temos o envolvimento em maior e menor grau de 7 elementos minerais especificamente: manganês, potássio, magnésio, enxofre, cobre, ferro e fósforo.

Ação dos nutrientes na fotossíntese
Ação dos nutrientes na fotossíntese
Fonte : Agrotécnico
  • Fósforo :Os açúcares feitos no início do processo de fotossíntese são principalmente triose fosfato e hexose fosfato. 
  • Potassio: Vinculado à influência na síntese da rubisco, principal enzima responsável pela fixação de carbono.
  • Magnésio: Participa dos processos como formação de ATP nos cloroplastos, constituio átomo central da clorofila.  Síntese proteíca, separação e utilização de fotoassimilados.
  • Cobre: Constituie importantes proteínas implicada na transferencia de electróns fotosíntese Ativador da RuBPcarboxilase (RUBISCO).
  • Ferro: Constitui a Ferredoxina; elemento-chave no processo de transferência de elétrons. Intervém em múltiplos estágios da biossíntese de clorofila.
  • Enxofre: Participação nos processos metabólicos da fotossíntese, por estar em coenzimas como a ferredoxina e na fixação biológica do nitrogênio.
  • Manganês: Atua em processos de Oxiredução, Participando no desdobramento da molécula de água e na evolução do O2 no sistema fotossintético.

Conclusão

O objetivo deste texto foi apenas trazer a luz a ação dos nutrientes diretamente relacionados a fotossíntese e convidar para uma discussão sobre o assunto nos comentários deste texto.

Estamos buscando levar conteúdos mais diretos e em caso de solicitaçao dos leitor nos aprofundaremos com um conteúdo mais denso sobre o tema apresentado como fizemos com as postagens : Como bioestimulantes podem ser aplicados? ,Bioestimulantes em plantas: Ativos envolvidos e efeitos gerais, Glicina-Betaína, composto chave contra o estresse hídrico e O poderoso Silício: como age e quais seus benefícios.

Gostaríamos muito de saber o que acharam até aqui e convidados para nos acompanhar nas no Instagram e no Linkedin.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.