/22062795529,22830878229/www.agrotecnico.com.br/www.agrotecnico.com.br_web_stories_4742 google.com, pub-1692112831184972, DIRECT, f08c47fec0942fa0

A importância da plantabilidade em soja

plantabilidade

Plantabilidade vem a ser a correta dispersão de sementes na densidade adequada durante a semeadura para maximizar a sobrevivência das sementes e minimizar o crescimento de ervas daninhas.

Uma das melhores coisas que você pode fazer para um estande produtivo é começar com sementes de alta qualidade. Além disso, a profundidade das sementes no solo deve ser correto. 

O fechamento do sulco também é fundamental para uma boa emergência de plantas, o contato das sementes com o solo é um fator relevante.

plantabilidade

Colocar a quantidade e distância correta de sementes nas linhas é fundamental. Uma boa plantabilidade garante o espaçamento correto entre as plantas na linha e a correta formação do estande. O espaçamento entre plantas é crucial na produção agrícola.

As linhas de plantio são as linhas nas quais as sementes são plantadas. A distância entre duas ou mais plantas depende de vários fatores, incluindo o tipo de planta e seu tamanho.

Há muito tempo existem estudos sobre os efeitos da plantabilidade no milho. Estes são mais recentes para a soja.

Plantabilidade e produtividade

No plantio da sua semente da maneira correta, é necessário para que o solo faça contato com a semente antes que ela comece a crescer. Isso garantirá um processo de germinação muito mais sanidade e rápido.

Além disso, a distribuição uniforme das sementes garante:

  • Plantas com um bom acesso à água, nutrientes e iluminação;
  • Folhas permanecem na planta por mais tempo junto a planta;
  • Melhora a fotossíntese, o que leva a uma maior produção de grãos;
  • Plantas ficam menos suscetíveis ao estresse;
  • Menor possibilidade de acamamento;
  • Inibição do desenvolvimento de invasoras.

Como resultado, a produtividade das culturas aumentará. Se um agricultor deseja que isso aconteça de forma eficiente, ele também deve conhecer os fatores que ameaçam o plantio de sementes.

Qualidade e tratamento de sementes

Sem sementes de qualidade, e que tenha recebido o tratamento fitossanitário adequado, a produção será prejudicada. Também é necessário tomar cuidado com o processo de plantio, mas sem boas sementes não há como ter uma lavoura com alta produtividade.

Existem alguns critérios a serem observados quando se trata de sementes de qualidade, ou seja, com alto vigor e germinação:

  • Genética: diz respeito à pureza do material;
  • Fisiológica: relacionada ao vigor e à germinação da semente;
  • Sanitária: a semente deve estar livre de patógenos e doenças.
  • Qualidade física: significa ter boas características de tamanho, sem danos e com umidade adequada.

Velocidade de plantio

A velocidade de plantio é um dos fatores mais cruciais para garantir a qualidade de plantio, mas muitas vezes é negligenciada. Todos os trabalhos de pesquisa mostram que o número de falhas e semeadura dupla é diretamente proporcional à taxa de velocidade, com efeito, direto na queda da produtividade da lavoura.

Equipamentos pneumáticos podem operar de forma otimizada em velocidades de até 8 km/h, dispositivos mecânicos em 4 – 6 km/h. Ultrapassar essas velocidades podem impedir o plantio preciso e prejudicar significativamente a quantidade e distribuição adequada de sementes.

Palhada de cobertura do solo

Outro fator preponderante no ajuste da plantabilidade é levar em consideração a palhada que cobre o solo ao considerar o plantio. O tipo e a quantidade de palhada que esteja presente deve ser levados em consideração no momento do plantio e determinarão em grande parte o sucesso.

A depender da cobertura de palha é necessário adequar um disco de corte para abrir o solo e lançar a semente da maneira correta. É preciso usar o tipo de disco específico para o tipo de biomassa existente e também evitar palha murcha, que não é facilmente cortada e pode causar embuchamento.

Conclusão

Portanto, prestar maior cuidado no plantio garante não apenas um estande simétrico, mas o bem-estar geral de cada planta individual. Isso produzirá o melhor rendimento, pois as plantas estarão em condições ideais.

É por isso que a plantabilidade é um fator central quando se está tentando otimizar a agricultura. Para garantir o melhor estande possível, é preciso cuidar de todas as variáveis envolvidas, prestando atenção especial ao plantio.

Entre tantas variáveis é preciso ter atenção e manter sob um bom entendimentos outros pontos chave para o melhor desempenho produtivo. Veja no conteúdo do Agrotécnico muito mais fatores relevantes para a eficiência das plantas e qualidade produtiva. 

Você também gostará de ler sobre :

Fatores da produtividade

Fatores da produtividade

Compreendendo os fatores da produtividade  Você sabia que a produtividade agrícola é influenciada por diversos fatores? Neste artigo, vamos mergulhar nos aspectos-chave que

Read More »

Gostou? Então compartilhe nas redes