Tratamento de sementes com enraizadores

A produção de soja no país tem alcançado marcos cada vez mais históricos. O Brasil, o maior produtor mundial desse tipo de grão, gerou 135,409 milhões de toneladas do produto na safra de 2020/21 (segundo o CONAB), graças ao esforço constante dos produtores rurais.

Um desafio para esses produtores é manter a produção constante e otimizar a produtividade em todos os aspectos. Dentre as maiores preocupações estão, com certeza, a melhora do “stand”, ou seja, o número mais correto de plantas por metro de linha.

Esse fator influencia diretamente a produtividade, evitando desperdício de espaço e até sobreposição de sementes.

Para fazer isso, os produtores costumam variar as estratégias de tratamento de sementes, o que inclui o uso de enraizadores.

Neste artigo vamos falar de tratamento de sementes com enraizador. Fique conosco até o fim para entender tudo sobre o assunto.

A importância do tratamento de sementes

O tratamento de sementes consiste em um processo de aplicação de algumas substâncias químicas ou biológicas às sementes, de modo a protegê-las da ação de pragas e também estimular o correto crescimento.

A ação principal do tratamento de sementes é na genética da semente, garantindo que ocorra a preservação da biotecnologia no campo.

Sua importância está associada não apenas à proteção contra fungos, bactérias, pragas ou insetos, mas também ao vigor e à saúde das plantas em seu crescimento.

Além disso, a germinação mais uniforme e um melhor enraizamento também são grandes destaques.

Tipos de tratamento de sementes

Conheça, a seguir, alguns dos tipos de tratamento de sementes:

  • Tratamento por molhamento: compostos químicos são aplicados de modo a promover a proteção das plantas e culturas;
  • Tratamento por peliculização: cobertura da semente por uma camada de polímeros;
  • Tratamento por peletização: aplicação de uma camada de compostos cimentantes de granulometria fina, que aumentam o tamanho da semente, dando um formato arredondado;
  • Tratamento por inoculação: inoculação de 500g de inoculante para 50 kg de semente;
  • Tratamento por condicionamento osmótico: tem o objetivo de acelerar o processo germinativo das plantas;
  • Tratamento de sementes com enraizador: substâncias aplicadas para regular o crescimento da semente.

O que é enraizador?

O termo enraizador é muito relacionado ao estimulo específico de enraizamento de plantas , no entanto esse tipo de produto tem um entendimento mais amplo.

O enraizador consiste em uma substância (na verdade, pode ser mais de uma) cuja finalidade de aplicação nas plantas é favorecer o crescimento das raízes e melhorar o estabelecimento da cultura.

Além dessa função de crescimento, atua com uma função de fertilizante balanceado, ou seja, tem o papel de complementar a carência de nutrientes em determinado solo.

A formulação do enraizador se dá a partir da união de micro (boro, cloro, molibdênio, cobre, ferro, etc.) e macronutrientes (nitrogênio, potássio, fósforo, etc.) com ativos bioestimulantes ( extrato de algas, aminoácidos, reguladores hormonais, etc), que ajudam justamente no favorecimento do crescimento das plantas a partir de suas raízes.

O tratamento de sementes com enraizador: principais benefícios

O uso de enraizador no tratamento de sementes é muito benéfico para a plantação de forma geral. Os agricultores relatam reflexos bem significativos no uso desse tipo de substância.

Podemos destacar, por exemplo, o aumento da resistência às mudanças climáticas. Com o fortalecimento da planta, é natural que ela consiga resistir com mais força às intempéries do tempo.

No processo de desenvolvimento das sementes, é normal que algumas acabem morrendo por falta de nutrientes e de resistência. Ao utilizar o enraizador esse tipo de evento acaba diminuindo.

Mas, além disso, podemos destacar como benefício do tratamento de sementes com enraizador:

Aumenta o potencial germinativo da planta

Ora, um dos principais fatores que influenciam na germinação das plantas é a disponibilidade de nutrientes. Ao fazer o tratamento de sementes com enraizador, a planta é fortalecida nesse sentido, favorecendo seu desenvolvimento e crescimento.

Além disso, o fortalecimento também preserva a planta de influências e de atores que possam prejudicar o crescimento. Já citamos um exemplo disso aqui, mas vale recordar a ação climática como um destaque.

Estimula o desenvolvimento do sistema radicular

O sistema radicular deve ocupar a centralidade das preocupações do agricultor. Isso por esse sistema ser responsável pela fixação da planta no solo e também pela absorção de água.

O tratamento de sementes com enraizador consegue atuar diretamente no sistema radicular, tornando a planta mais firme e menos propensa a efeitos negativos da ação do tempo, bem como melhorando a absorção de água e outros nutrientes, determinando o nível de saúde da planta.

Facilita a aplicação e controle fitossanitário

A aplicação de defensivos é beneficiada, gerando uma economia substancial na aplicação desse tipo de produto. Isso ocorre como consequência de plantas mais fortes e resistentes — resultado alcançado graças ao tratamento de sementes com enraizador — que, naturalmente, terão maior eficiência de controle.

Conclusão

Como vimos, o tratamento de sementes é um processo fundamental, já que garante proteção e um crescimento saudável.

– Maior crescimento de raiz

– Rapidez no estabelecimento

– Melhor Stand

– Uniformidade de plantas

– Melhor resistência a estresses climáticos

– Melhoria da resposta ao tratamento fitosanitário

Entre as opções de tratamento de sementes, o enraizador aparece como destaque, já que aumenta o potencial germinativo, estimula o desenvolvimento do sistema radicular e facilita o número certo de aplicação por metro de linha.

Quer ficar atento às principais novidades do mundo agro? Continue navegando em nosso blog e conferindo outros conteúdos!

Agrotécnico: Inovação e Tecnologia para o Agronegócio

Acesse conteúdos exclusivos sobre as soluções que estão transformando o campo. Aumente a produtividade e sustentabilidade com insights e ferramentas para o setor agrícola.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. A importância da plantabilidade em soja - Agrotécnico - […] Qualidade e tratamento de sementes […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

O Mito do Aminograma em produtos de ação bioestimulante

O Mito do Aminograma em produtos de ação bioestimulante

Você já comprou um produto à base de aminoácidos baseando-se exclusivamente no aminograma apresentado pelo vendedor? Se sim, você não está sozinho – e provavelmente já experimentou a frustração de ver resultados inconsistentes no campo, mesmo com produtos que "no...

Viva a Trofobiose ! Você precisa entender sobre ela

Viva a Trofobiose ! Você precisa entender sobre ela

Você já se perguntou por que algumas plantas raramente sofrem ataques severos de pragas e doenças, enquanto outras, mesmo com aplicações regulares de defensivos químicos, permanecem vulneráveis a infestações recorrentes? A resposta para este fenômeno está na Teoria da...

Novos Compostos da Biodiversidade Brasileira

Novos Compostos da Biodiversidade Brasileira

Você já parou para pensar que nas folhas de uma planta do Cerrado ou nos frutos de uma espécie amazônica pode estar escondida a próxima revolução da agricultura brasileira? Enquanto aplicamos bioestimulantes convencionais em nossas culturas, mais de 30 mil...

Compostos que Modulam Mecanismos Epigenéticos

Compostos que Modulam Mecanismos Epigenéticos

Você já se perguntou como uma simples aplicação foliar de ácido salicílico pode ativar mais de 300 genes de defesa em plantas de soja, aumentando a resistência sistêmica contra patógenos em até 45% sem alterar uma única letra do código genético da planta? A resposta...